top of page

Educação Infantil

Em nenhuma outra fase da vida aprendemos tanto quanto na primeira infância. É nos primeiros anos que o cérebro tem seu pico de desenvolvimento. Habilidades para língua, música, artes, esportes, entre outros, se incentivadas nessa fase da vida permanecerão para sempre. Para crianças de até 3 anos, o mundo é um enorme parque de diversões, cheio de sensações a serem experimentadas e de descobertas a serem feitas. Aqui na Wish, valorizamos cada uma dessas possibilidades que se abrem para os pequenos, permitindo que vivenciem, com todos os sentidos, o mundo de cheiros, cores, luzes, sons, rostos, toques, sabores e surpresas.

educacao_infantil_wish_school.jpeg

"A memória é um escorredor de macarrão. O escorredor de macarrão existe para deixar passar o que não vai ser usado: passa a água, fica o macarrão. Essa é a razão por que os estudantes esquecem logo o que são forçados a estudar. Não por falta de memória. Mas porque sua memória funciona bem: não sei para que serve; deixo passar..." (Rubem Alves -A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir).

 

Na Wish, os alunos não são meros receptores de informações definidas e organizadas pelos adultos. Aqui, entendemos que os alunos são protagonistas do processo de aprendizagem. Todo o trabalho dos nossos educadores está em ENCORAJAR o espírito natural de observação das crianças, POSSIBILITAR que entrem em contato com uma variedade de situações para que possam aguçar sua curiosidade e seus sentidos, CULTIVAR a inteligência do aprender a aprender para que o aluno faça as próprias descobertas. Ousamos imaginar uma escola criativa, que valoriza o ponto de vista de cada criança, feliz e divertida, onde todos são convidados a desenvolver as suas melhores qualidades.

 

educacao_infantil_wish_school.jpeg.jpeg
educacao_infantil_wish_school.jpeg.jpeg

Rotina:

Veja na tabela abaixo um exemplo da rotina da Educação Infantil. Clique no ícone  >  para saber mais.

CANTOS As crianças são recebidas com propostas de atividades e brincadeiras que elas podem escolher. Exemplos: massinha, roleplay/jogo simbólico, blocos, enfiagem, circuito, artes, jogos, etc

CANTOS As crianças são recebidas com propostas de atividades e brincadeiras que elas podem escolher. Exemplos: massinha, roleplay/jogo simbólico, blocos, enfiagem, circuito, artes, jogos, etc

CANTOS As crianças são recebidas com propostas de atividades e brincadeiras que elas podem escolher. Exemplos: massinha, roleplay/jogo simbólico, blocos, enfiagem, circuito, artes, jogos, etc

LÁ FORA Tempo dedicado a propostas que acontecem no espaço externo da escola, com o objetivo de aprofundar a compreensão e a conexão dos estudantes com a natureza.

CANTOS As crianças são recebidas com propostas de atividades e brincadeiras que elas podem escolher. Exemplos: massinha, roleplay/jogo simbólico, blocos, enfiagem, circuito, artes, jogos, etc

CIRCLE TIME Momento em que as crianças se reunem em sua sala referência para checar o calendário, organizar a rotina, definir próximos passos do grupo, compartilhar ideias, etc

CIRCLE TIME Momento em que as crianças se reunem em sua sala referência para checar o calendário, organizar a rotina, definir próximos passos do grupo, compartilhar ideias, etc

CIRCLE TIME Momento em que as crianças se reunem em sua sala referência para checar o calendário, organizar a rotina, definir próximos passos do grupo, compartilhar ideias, etc

CIRCLE TIME Momento em que as crianças se reunem em sua sala referência para checar o calendário, organizar a rotina, definir próximos passos do grupo, compartilhar ideias, etc

CIRCLE TIME Momento em que as crianças se reunem em sua sala referência para checar o calendário, organizar a rotina, definir próximos passos do grupo, compartilhar ideias, etc

RODA DE CONVERSA Momento dedicado a desenvolver a oralidade das crianças através da troca de ideias, recomendação de livros, etc.

STORYTIME/LEITURA Momento dedicado à contação de histórias e leitura, tanto na língua portuguesa como na língua inglesa.

SOCIOEMOCIONAL O olhar para as competencias socioemocionais permeia toda a rotina mas nesse momento as crianças tem a oportunidade de identificar e nomear sentimentos.

PROJETO Momento dedicado ao desenvolvimento do projeto coletivo - sempre baseado em um tema levantado a partir do interesse das crianças

PROPOSTA DIRECIONADA Momento para o desenvolvimento de propostas relacionadas aos conteúdos previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

ESCOVAÇÃO Cuidados com a higiene

ESCOVAÇÃO Cuidados com a higiene

ESCOVAÇÃO Cuidados com a higiene

ESCOVAÇÃO Cuidados com a higiene

ESCOVAÇÃO Cuidados com a higiene

FREE PLAY Espaço garantido para a brincadeira livre

FREE PLAY Espaço garantido para a brincadeira livre

FREE PLAY Espaço garantido para a brincadeira livre

FREE PLAY Espaço garantido para a brincadeira livre

FREE PLAY Espaço garantido para a brincadeira livre

LÁ FORA Tempo dedicado a propostas que acontecem no espaço externo da escola, com o objetivo de aprofundar a compreensão e a conexão dos estudantes com a natureza.

JOGOS momento dedicado a jogos de todos os tipos que ajudam, de forma lúdica, a desenvolver cooperação, raciocínio lógico, estratégia, etc.

ATELIÊ momento envolvendo Música, Artes Visuais, Teatro, Dança, entre outras.

P.E. P.E. (physical education)

Sondagem: escrita, desenho, lógica, etc Momento em que alguns parâmetros de desenvolvimento são verificados para que as educadoras possam oferecer personalização das propostas.

RELAXAMENTO Momento dedicado ao espírito e ao corpo: as crianças tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.

RELAXAMENTO Momento dedicado ao espírito e ao corpo: as crianças tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.

RELAXAMENTO Momento dedicado ao espírito e ao corpo: as crianças tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.

RELAXAMENTO Momento dedicado ao espírito e ao corpo: as crianças tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.

RELAXAMENTO Momento dedicado ao espírito e ao corpo: as crianças tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.

PROPOSTA DIRECIONADA Momento para o desenvolvimento de propostas relacionadas aos conteúdos previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

SOCIOEMOCIONAL O olhar para as competencias socioemocionais permeia toda a rotina mas nesse momento as crianças tem a oportunidade de identificar e nomear sentimentos.

PROJETO Momento dedicado ao desenvolvimento do projeto coletivo - sempre baseado em um tema levantado a partir do interesse das crianças

STORYTIME/LEITURA Momento dedicado à contação de histórias e leitura, tanto na língua portuguesa como na língua inglesa.

PROJETO Momento dedicado ao desenvolvimento do projeto coletivo - sempre baseado em um tema levantado a partir do interesse das crianças

Este é apenas um modelo de rotina. Todos os horários são extremamente flexíveis e estão sujeitos a alteração conforme a necessidade do grupo e/ou do momento.

bottom of page